Cinco camiões Mercedes-Benz GenH2 a hidrogénio completaram mais de 225.000 quilómetros em operações reais com empresas como a Air Products, Amazon, Holcim, INEOS Inovyn e Wiedmann & Winz. Equipados com pilha de combustível, os veículos demonstraram um desempenho comparável ao dos camiões a diesel, mas com a vantagem de não emitirem CO₂ localmente.
A elevada autonomia e o reabastecimento rápido permitiram a integração direta nas rotinas logísticas. Os testes registaram consumos entre 5,6 e 8 kg de hidrogénio por 100 km, consoante a utilização, com pesos brutos médios de 16 a 34 toneladas. Ao todo, foram realizados 285 reabastecimentos, correspondentes a cerca de 15 toneladas de hidrogénio líquido normalizado (sLH₂), em estações na Alemanha.
Segundo Michael Scheib, Diretor de Desenvolvimento de Veículos Completos da Mercedes-Benz Trucks, estas experiências são essenciais para aperfeiçoar a tecnologia, otimizar o reabastecimento e preparar equipas de vendas e assistência para a implementação em larga escala dos camiões a hidrogénio.
Fonte: Distribuição Hoje, 5 set 2025
